sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Gabarito - 6º ano - Pensando e pesquisando (p.164)

1. Se, de um lado, existe uma grande pressão externa agindo em nosso corpo, do outro, existe também uma pressão de dentro para fora, exercida pelos líquidos de nosso corpo, que equilibram essa pressão externa. No espaço, não existe pressão atmosférica. A pressão interna, de dentro para fora, explodiria o astronauta. Já no fundo do mar acontece o inverso. A forte pressão nos esmagaria se não tivéssemos a proteção de uma roupa pressurizada.


2. Não é possível haver água no estado líquido na superfície lunar, pois ela ferveria imediatamente na temperatura ambiente. Há alguns anos descobriu-se uma grande quantidade de água em estado sólido na região polar sul da Lua. Essa água está no fundo de um grande buraco, de cerca de 10 Km, a baixíssimas temperaturas. Só assim pode haver água na Lua.


3. Um dos furos serve para entrada de ar. Sem ele, à medida que o azeite é retirado da lata, a pressão interna na lata diminui, o que dificulta a saída do líquido. Com esse furo, impede-se que haja uma diminuição da pressão interna, e o azeite pode sair pelo segundo furo.


4. O fenômeno elétrico na atmosfera se chama raio. Ele provoca uma forte luminosidade chamada relâmpago e um forte barulho chamado trovão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário