domingo, 26 de setembro de 2010

Gincana 8º ano

1ª tarefa: Responder a questão abaixo:

Um laboratório de análises clínicas recebeu três
amostras de urina, de três homens diferentes. Após as análises, as amostras
revelaram a seguinte composição:
AMOSTRA I – uréia, ácido úrico, água e sais.
AMOSTRA II – ácido úrico, proteínas, água e sais.
AMOSTRA III – proteínas, uréia, água e glicose.
Qual das três amostras indica um funcionamento renal normal? Justifique sua
resposta.


Obs: deverá ser entregue no dia 28 de setembro na aula ou então pelo e-mail - leandroaamaral@ig.com.br

sábado, 18 de setembro de 2010

Revisão 9º ano - ligações químicas



Download dos exercícios aqui.
No blog da Professora Valéria Vilma tem uma revisão muito boa. Veja aqui.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Gabarito - 8º ano - Capítulo 11

Download aqui.

Gabarito - 7º ano - Capítulos 13, 14 e 15

Download aqui.

Gabarito - 6º ano - Trabalhando a leitura (p.160 e 161)

I. Por que chove granizo?


1. São as chamadas cúmulos-nimbos.


2. A base de uma nuvem dessas está a cerca de 1 Km de altura, enquanto o seu topo deve estar a uns 15 Km de altura. Assim, a sua espessura é de aproximadamente 14 Km.


3. Segundo o próprio texto, de 1,5 cm a 2,0 cm.


II. Otto Von Guericke e a pressão do ar


1. O quase vácuo no interior dos hemisférios não exercia uma pressão de dentro para fora capaz de vencer a forte pressão atmosférica externa. Por esse motivo, apesar de toda a força dos cavalos, os hemisférios mantinham-se unidos, tal força que a atmosfera aplica nos lados de fora dos hemisférios.


2. Um furo nos hemisférios faria com que eles se separassem porque o ar entraria neles. Qualquer processo que permita a entrada de ar teria o mesmo efeito.


3. Ele funciona de modo idêntico ao barômetro de Torricelli, com a diferença de usar água no lugar do mercúrio. Por ser menos densa, é preciso uma coluna bem maior de água de que seria necessário se usássemos mercúrio.

Gabarito - 6º ano - Pensando e pesquisando (p.164)

1. Se, de um lado, existe uma grande pressão externa agindo em nosso corpo, do outro, existe também uma pressão de dentro para fora, exercida pelos líquidos de nosso corpo, que equilibram essa pressão externa. No espaço, não existe pressão atmosférica. A pressão interna, de dentro para fora, explodiria o astronauta. Já no fundo do mar acontece o inverso. A forte pressão nos esmagaria se não tivéssemos a proteção de uma roupa pressurizada.


2. Não é possível haver água no estado líquido na superfície lunar, pois ela ferveria imediatamente na temperatura ambiente. Há alguns anos descobriu-se uma grande quantidade de água em estado sólido na região polar sul da Lua. Essa água está no fundo de um grande buraco, de cerca de 10 Km, a baixíssimas temperaturas. Só assim pode haver água na Lua.


3. Um dos furos serve para entrada de ar. Sem ele, à medida que o azeite é retirado da lata, a pressão interna na lata diminui, o que dificulta a saída do líquido. Com esse furo, impede-se que haja uma diminuição da pressão interna, e o azeite pode sair pelo segundo furo.


4. O fenômeno elétrico na atmosfera se chama raio. Ele provoca uma forte luminosidade chamada relâmpago e um forte barulho chamado trovão.

terça-feira, 7 de setembro de 2010