sábado, 31 de julho de 2010

Revisão - 8º ano

Sistema respiratório
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Planejamento quinzenal

Planejamento quinzenal - período 02/08 a 13/08
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Retorno às aulas

Queridos alunos!
Estamos retornando das férias, espero que tenham curtido muito e que retornem revigorados...
É hora de pensarmos e estudar bastante.. Pois estamos entrando na reta final do período letivo!
Bom retorno e conte comigo para o que precisarem....

sábado, 10 de julho de 2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Revisão Reino Protista e Reino Fungi - 7º ano

1.Quais são as características que fazem com que os seres vivos sejam incluídos no reino protista? Quem os representa?

Os seres do reino protista são eucariontes e unicelulares. Esse reino é representado por protozoários e algas unicelulares.

2. Qual é o critério de classificação dos protozoários? Cite-os e explique-os.

Os protozoários são classificados segundo sua estrutura de locomoção. Os esporozoários não possuem estrutura de locomoção; os rizópodes possuem falsos pés; os flagelados se movem por um ou mais flagelos e os ciliados se movem com o movimento de seus cílios.

3. Quais são os sintomas da amebíase? Como se contrai a doença?

A amebíase provoca diarréia intensa, às vezes, acompanhada de sangue e de dores abdominais. Essa doença é contraída por água e alimentos contaminados com a ameba.

4. Como se contrai a doença de Chagas?

A doença de Chagas pode ser transmitida pelo barbeiro infectado que pica a pessoa e defeca suas fezes com o protozoário, a pessoa ao coçar o local coloca o protozoário em sua corrente sanguínea; outro modo de contrair a doença é através da transfusão de sangue contaminado como o protozoário e a mãe pode transmitir para o feto através da placenta ou para o bebê pela amamentação.

5. Fale sobre:

a malária - essa doença é transmitida pelo mosquito do gênero Anopheles ou mosquito-prego. O protozoário ataca as hemácias do sangue e liberam uma toxina, quando as hemácias se rompem o doente tem febre. Por isso, essas febres ocorrem periodicamente. A doença causa problemas no fígado e no baço, também. O protozoário se reproduz assexuadamente na pessoa e sexuadamente no mosquito.

6. Quais são os três tipos de algas unicelulares estudadas? Por que elas são tão importantes para os seres vivos em geral?

As algas unicelulares são muito importantes porque são as maiores produtoras de gás oxigênio da atmosfera. São representadas por euglenófitas, bacilariófitas e pirrófitas.

7. Como é a reprodução dos fungos?

Os fungos possuem hifas entrelaçadas que formam o micélio no subsolo. Na parte aérea essas hifas recebem o nome de corpo de frutificação (que é o cogumelo). Na parte inferior deles, há os esporângios que produzem esporos, que caem no chão e dão origem a novos fungos.

8. Explique os tipos de fungos segundo a classificação do modo como obtem alimento.

Há os fungos decompositores que reciclam a matéria orgânica se alimentando dela.
Há os fungos parasitas que se alimentam dos nutrientes de outros seres vivos causando-lhes doenças, como sapinho, frieira, ferrugem nas plantas.
Há os fungos mutualísticos como os liquens, que são uma associação de algas e fungos. Os fungos obtem o alimento das algas e proporcionam a elas sais minerais e hidratação.

9. Quais são os benefícios e os malefícios que os fungos provocam?

Os fungos causam doenças, mas em compensação fazem a reciclagem da matéria orgânica, são usados na fabricação de massas, bebidas alcoólicas, antibióticos, queijos.

10. Fale sobre as algas pluricelulares.

As algas pluricelulares não possuem órgãos especializados seu corpo é chamado de talo. São representadas pelas clorófitas (“algas verdes”) que possuem a clorofila como pigmento predominante. Um exemplo é o gênero Ulva, conhecidas como alfaces-do-mar, são comestíveis.
As rodófitas (“algas vermelhas”) possuem como pigmento predominante a ficoeritrina (vermelho) e a fucocianina (azul) que são representadas pelo gênero Nori, usado para fazer sushi; e pelo ágar usado na fabricação de balas, cosméticos, gelatina, meio de cultura microbiana.
As feófitas (“algas pardas”) possuem como pigmento predominante a fucoxantina (marrom). São exemplos: os sargaços, que depois de secos, moídos e triturados servem como adubo para o solo; e o gênero Laminaria usado na alimentaçãohumana.

Avaliações 2º bimestre para download

Para baixar os arquivos é só clicar nos links:

Avaliação 6º ano




Gabarito Avaliação 2º bimestre - 901

Física

1.D

2. E

3. 1,8 N

4. 4m/s²

5. 200 N

6. 128 N

7. a) 10m/s²
b) 200 N

Química

1.

Elemento químico

Número atômico

Partículas por átomo

Número de Massa

Prótons

Elétrons

Nêutrons

Alumínio

13

13

13

14

27

Fósforo

15

15

15

16

31

Berilo

4

4

4

5

9


2. C

3. B

4. D

5.a) 28
b) 44
c) 63
d) 98
e) 180
f) 74
g) 207
h) 132
i) 310
j) 61

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Gabarito Avaliação 2º bimestre - 801

1. a) V
b) V
c) F
d) V

Correção da frase falsa: b. Uma criança precisa de muito mais proteínas que um adulto por estar em fase de crescimento, em que seu corpo está se contruindo.

2. a) grande - pequena
b) base - amido - fibras
c) arroz - massas - pães - farinhas - cereais
d) segundo - fibras - vitaminas - sais minerais
e) construtores - proteínas
f) gorduras - carboidratos

3. 1) Coroa
2) Raiz
3) Esmalte
4) Dentina
5) Polpa dentária

4. a) Elas se nutrem dos resíduos alimentares que permanecem nos dentes em razão de uma higiene bucal deficiente.
b) Elas produzem ácidos que destroem o esmalte, atacando a dentina e até mesmo a polpa.

5. A

6. E

7. C

8. a) Proteínas.
b) Emulsificação de gorduras.

9. O amido presente no pão será digerido por enzimas presentes na boca e no intestino delgado (suco entérico e pancreático). As proteínas presentes na carne serão digeridas por enzimas presentes no estômago (suco gástrico) e intestino delgado (suco entérico e pancreático).

10. C

11. C

Gabarito Avaliação 2º bimestre - 701

1. a) procarióticas

b) eucarióticas

c) citoplasma

d) cloroplastos

e) autótrofos - heterótrofos

2. Frases corretas: b, c, f, g.

3. a) II, I, III

b) O tipo de locomoção é um dos critérios adotados para classificar os protozoários.

4. a) São fungos: A, C, D, E
b) a. A e C

b. A, D e F - C

c. A, C, D e E
5. a) heterótrofos

b) micoses

6. a) Ameba

b) Por pseudópodes

7. a) No intestino
b) De glóbulos vermelhos
c) Por bipartição
d) Cólicas e diarréia
e) Através de cistos

8. a)
b) Os esporos
c) Os esporos microscópicos ficam dispersos no ar e, quando encontram condições adequadas, originam novos fungos.

9. a) heterótrofos
b) esporos
c) intoxicação
d) queijos

10.a) A célula da alga.
b) A hifa do fungo.
c) Com substâncias orgânicas (glicose).
d) Com sais minerias.
e) Mutualismo.

Gabarito Avaliação 2º bimestre - 601

1. B, C, A, B

2. Corpo - forças - baixo - peso - cima - empuxo.
Força - maior- afundar - maior - subir.
Iguais - parado.

3. Frases corretas:
Escamas na pele de cobras e lagartos
Espinhos e caules espessos
Perda de folhas na época da seca

4. O petróleo impediu a entrada de luz, prejudicando a fotossíntese. Sem alimento, as populações de animais marinhos da região devem ter diminuido.

5. a) É a introdução no ambiente de materiais ou de energia que possam causar mudanças desfavoráveis à vida.

b) Quanto maior for a população, maior seráo uso de recursos extraídos da natureza. Além disso, haverá também um aumento considerável na quantidade de resíduos, o que aumentará a poluição.

6. A

7. Os inseticidas podem acabar envenenando as populações humanas. Esses inseticidas infiltram-se na terra e juntam-se aos lençóis de água subterrâneos, que acabam muitas vezes desaguando em rios e lagoas. Os inseticidas podem envenenar os poços e outras nascentes de água.

8. A princípio os seres aquáticos irão se multiplicar rapidamente, devido ao aumento de nutrientes. Num segundo momento haverá também um aumento de decompositores que consomem muito oxigênio, por outro lado a grande quantidade de algas tornará a água turva, dificultando a passagem de luz e assim, prejudicando a fotossíntese.
Como a fotossíntese é responsável pela produção de oxigênio, todos os organismos que respiram são prejudivados pela falta desse gás. Como resultado, essas populações acabam por desaparecer completamente.