sexta-feira, 9 de julho de 2010

Revisão Reino Protista e Reino Fungi - 7º ano

1.Quais são as características que fazem com que os seres vivos sejam incluídos no reino protista? Quem os representa?

Os seres do reino protista são eucariontes e unicelulares. Esse reino é representado por protozoários e algas unicelulares.

2. Qual é o critério de classificação dos protozoários? Cite-os e explique-os.

Os protozoários são classificados segundo sua estrutura de locomoção. Os esporozoários não possuem estrutura de locomoção; os rizópodes possuem falsos pés; os flagelados se movem por um ou mais flagelos e os ciliados se movem com o movimento de seus cílios.

3. Quais são os sintomas da amebíase? Como se contrai a doença?

A amebíase provoca diarréia intensa, às vezes, acompanhada de sangue e de dores abdominais. Essa doença é contraída por água e alimentos contaminados com a ameba.

4. Como se contrai a doença de Chagas?

A doença de Chagas pode ser transmitida pelo barbeiro infectado que pica a pessoa e defeca suas fezes com o protozoário, a pessoa ao coçar o local coloca o protozoário em sua corrente sanguínea; outro modo de contrair a doença é através da transfusão de sangue contaminado como o protozoário e a mãe pode transmitir para o feto através da placenta ou para o bebê pela amamentação.

5. Fale sobre:

a malária - essa doença é transmitida pelo mosquito do gênero Anopheles ou mosquito-prego. O protozoário ataca as hemácias do sangue e liberam uma toxina, quando as hemácias se rompem o doente tem febre. Por isso, essas febres ocorrem periodicamente. A doença causa problemas no fígado e no baço, também. O protozoário se reproduz assexuadamente na pessoa e sexuadamente no mosquito.

6. Quais são os três tipos de algas unicelulares estudadas? Por que elas são tão importantes para os seres vivos em geral?

As algas unicelulares são muito importantes porque são as maiores produtoras de gás oxigênio da atmosfera. São representadas por euglenófitas, bacilariófitas e pirrófitas.

7. Como é a reprodução dos fungos?

Os fungos possuem hifas entrelaçadas que formam o micélio no subsolo. Na parte aérea essas hifas recebem o nome de corpo de frutificação (que é o cogumelo). Na parte inferior deles, há os esporângios que produzem esporos, que caem no chão e dão origem a novos fungos.

8. Explique os tipos de fungos segundo a classificação do modo como obtem alimento.

Há os fungos decompositores que reciclam a matéria orgânica se alimentando dela.
Há os fungos parasitas que se alimentam dos nutrientes de outros seres vivos causando-lhes doenças, como sapinho, frieira, ferrugem nas plantas.
Há os fungos mutualísticos como os liquens, que são uma associação de algas e fungos. Os fungos obtem o alimento das algas e proporcionam a elas sais minerais e hidratação.

9. Quais são os benefícios e os malefícios que os fungos provocam?

Os fungos causam doenças, mas em compensação fazem a reciclagem da matéria orgânica, são usados na fabricação de massas, bebidas alcoólicas, antibióticos, queijos.

10. Fale sobre as algas pluricelulares.

As algas pluricelulares não possuem órgãos especializados seu corpo é chamado de talo. São representadas pelas clorófitas (“algas verdes”) que possuem a clorofila como pigmento predominante. Um exemplo é o gênero Ulva, conhecidas como alfaces-do-mar, são comestíveis.
As rodófitas (“algas vermelhas”) possuem como pigmento predominante a ficoeritrina (vermelho) e a fucocianina (azul) que são representadas pelo gênero Nori, usado para fazer sushi; e pelo ágar usado na fabricação de balas, cosméticos, gelatina, meio de cultura microbiana.
As feófitas (“algas pardas”) possuem como pigmento predominante a fucoxantina (marrom). São exemplos: os sargaços, que depois de secos, moídos e triturados servem como adubo para o solo; e o gênero Laminaria usado na alimentaçãohumana.

2 comentários: